Empresa de C. Mourão teve projeto aprovado pela Finep

A empresa mourãoense Evolutec Indústria e Comércio Ltda., graduada pela incubadora da Fundação Educere – Pesquisa e Desenvolvimento, é uma das três empresas da área da saúde no Paraná que teve projetos aprovados no último edital de subvenção econômica à inovação. Realizado desde 2006 pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, instituição que é vinculada ao ministério da Ciência e Tecnologia, o programa busca financiar com recursos não-reembolsáveis (fundo perdido) projetos de inovação tecnológica nas empresas.

O resultado foi divulgado na tarde da última sexta-feira (4/11) e foi surpreendente para os diretores da Evolutec e da Fundação Educere. Isto porque das 993 propostas recebidas pela instituição federal, apenas 105 foram aprovadas em todo o país. Algumas destas empresas que tiveram projetos aprovados são de médio-grande porte, como a Suzano Papel e Celulose, COSAN, Natura, Whirlpool S.A. O valor mínimo para cada projeto era de R$ 500 mil.

No edital foram disponibilizados R$ 500 milhões, divididos entre as áreas de tecnologia da informação e comunicação, energia, biotecnologia, saúde, defesa e desenvolvimento social.

Campo Mourão possui um histórico expressivo na aprovação destes projetos pelo Finep, principalmente se for levado em conta que, além de concorrer com empresas notoriamente grandes e inovadoras, a cidade não é de grande porte e também não possui tradição em empresas de base tecnológica. Até hoje foram aprovados nestes editais projetos de seis empresas mourãoenses, cinco das quais surgidas dentro da Fundação Educere.

Equipamento

O projeto a ser desenvolvido pela empresa Evolutec consiste em um equipamento para avaliação de desempenho e calibragem dos parâmetros umidade, temperatura e fluxo de ar para incubadoras neonatais.

VOLTAR