O dimmer é um circuito eletrônico simples, capaz de controlar a potência entregue a determinada carga. É utilizado principalmente para variar a intensidade luminosa em lâmpadas (exceto fluorescente e LED), a velocidade de rotação em motores (ventiladores, por exemplo) e a potência de aquecimento em chuveiros eletrônicos.
O componente principal do dimmer é um TRIAC ou um SCR. No circuito apresentado utilizaremos um TRIAC, ele pode ser alterado de acordo com a intensidade da carga que será controlada. Para definir qual TRIAC será utilizado deve-se verificar o item “RMS on-state current” no datasheet do componente. O TRIAC deverá sempre ser montado junto a um dissipador de calor.
O princípio de funcionamento de um dimmer é o controle do ângulo de condução de um TRIAC. Pode-se dispará-lo em vários pontos da onda senoidal proveniente da rede de energia elétrica. Disparando o TRIAC no início do semiciclo senoidal a potência será maior, no final, a potência será menor, esse ajuste é feito através do potenciômetro presente no circuito.
Abaixo segue a lista de materiais e o esquemático de um modelo de dimmer que pode ser utilizado tanto em 127V quanto em 220V.
– 1 chave liga/desliga;
– 1 potenciômetro de 100K;
– 1 resistor de 10K e 5W;
– 1 capacitor cerâmico de 220nF;
– 1 DIAC DB3;
– 1 TRIAC BTA12-800BW.