Semicondutores
Nos semicondutores, a estrutura do átomo consiste em três tipos básicos de elementos, sendo eles: elétrons, prótons e nêutrons. Os elétrons são distribuídos em sete camadas que giram em torno do núcleo, e é na camada mais externa onde ocorrem as reações químicas.
Semicondutores são materiais capazes de apresentar resistência mediana a passagem da corrente elétrica. Átomos de germano ou silício possuem em sua camada de valência 4 elétrons. Quando esses elementos se agrupam aos elétrons vizinhos formam uma estrutura ordenada.
Quando ocorre a quebra da ligação covalente ou quando um elétron se desprende da camada, passa a existir uma lacuna, uma região positiva que instantaneamente é preenchida por outro elétron vizinho, originando assim corrente elétrica ou o fluxo ordenado de elétrons.
Estrutura ordenada ou cristalina
Quebra da ligação covalente e formação da lacuna:
Semicondutor tipo N
Nesse tipo de semicondutor o número de elétrons livres é superior ao número de lacunas, pois ele foi dopado com impurezas doadoras (átomos pentavalentes). É chamado de Semicondutor tipo N pois o N está relacionado à negativo.
Semicondutor tipo P
Já para esse tipo de semicondutor o número de lacunas é superior ao número de elétrons livres, pois foi dopado com impurezas aceitadoras (átomos trivalentes). É chamado de Semicondutor tipo P pois o P está relacionado à positivo.